Total de visualizações de página

domingo, 29 de janeiro de 2012

Analistas aprovam atuação do Banco Central em 2011

Weruska Goeking (wgoeking@brasileconomico.com.br)

Criticado de início, BC acerta mão ao antever a gravidade da situação econômica nos países europeus.

No ano em que o fantasma da inflação voltou a assombrar a população brasileira - mesmo que de forma mais branda -, o governo precisou lançar mão de muitos artifícios para tentar manter a inflação sob controle.

Com inflação acumulada de 6,56% na prévia divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 21 de dezembro, o país ainda está ligeiramente distante do centro da meta, que é de 4,5%. Apesar disso, analistas aprovam a atuação do Banco Central em 2011.

"O grande destaque do ano foi a mudança de comportamento por parte do Banco Central, a partir do momento em que ele se antecipou à crise. Foi uma mudança de paradigma e é quase unânime ouvir no mercado que o BC acertou", afirma Adriano Moreno, estrategista da Futura Invest.

"Mas só o tempo irá dizer se o julgamento que fazemos hoje é o correto", pondera Moreno.

Para Eduardo Velho, economista-chefe da Prosper Corretora, o grande acerto foi a redução de juros, no momento certo, mostrando uma antecipação do Banco Central.

"A crise europeia era maior do que o mercado estava estimando aqui no Brasil e houve muitas críticas quando o BC cortou a taxa básica de juros. Depois, a reunião de outubro já mostrou que a perspectiva é de que comece a cair, mas poucas pessoas vieram na mídia dizer que o BC estava indo bem", conta o economista, que destaca também a política fiscal, com a prorrogação da redução de Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para o trigo, reduzindo o impacto da inflação sobre a cesta básica.

FONTE: http://www.brasileconomico.com.br/noticias/analistas-aprovam-atuacao-do-banco-central-em-2011_111196.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário