Total de visualizações de página

sábado, 7 de abril de 2012

Ode aos ácaros


Aceria anthocoptes

Considerando que a idade média de um travesseiro é de 6 anos, estima-se que 10% do seu peso seja constituído de "pele que se soltou, ácaros vivos, ácaros mortos e estrume de ácaros", segundo o Dr. John Maunder, do Centro Britânico de Entomologia Médica.
Os ácaros, como a maior parte dos seres vivos, são de diminutas dimensões, e podem chegar ao assustador número de 2.000.000 de unidades apenas no seu colchão.
Imagine o banquete microscópico que você proporciona a eles com seus óleos corporais adoráveis e incontáveis flocos crocantes de pele que perde enquanto dorme.
Mas pelo menos esses são os seus ácaros. E quando dormimos num colchão estranho? E num hotel?!...
O inacreditável de tudo isso é que os nossos companheiros noturnos foram descritos apenas em 1965.
A lição que os ácaros nos ensina é que temos incontáveis animais microscópicos intimamente ligados às nossas vidas, assim como nós estamos conectados às deles.
E para os obcecados com limpeza, guardo a pior informação para o final: as atuais máquinas de lavar, operando com detergentes em baixa temperatura, estimularam a proliferação de ácaros...
Usando as próprias palavras do Dr. Saunder, "se você lava roupa suja a temperaturas baixas, tudo o que obtém são ácaros mais limpos".
Será o Benedito?!...
Postado por Scylla Lage Neto
FONTE: http://blogflanar.blogspot.com/2011/12/ode-aos-acaros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário